Com o prêmio Fairtrade e as parcerias firmadas, desenvolvemos projetos nas áreas ambiental e social para os cooperados e nas comunidades em que atuamos.
Desde 2008 participamos do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) para o café na região sul do Espírito Santo, que envolve vários parceiros institucionais e estabelece diversas metas, tais como: estruturação da Cafesul para atender aos mercados interno e externo; melhoria na assistência técnica e na comercialização, eliminando atravessadores e obtendo assim melhores preços para o café; aumento da produtividade das lavouras e da oferta de cafés de qualidade superior.
Projeto em que foram cercadas 40 nascentes e distribuídos kits com mourão e arame, com construção de 420 caixas secas e um viveiro de mudas a serem distribuídas aos cooperados. Foram recuperados 10 km de estradas nas propriedades, possibilitando reter até 09 milhões de litros de água das chuvas anualmente, aumentando assim o lençol freático e a disponibilidade de água nas nascentes.
Anualmente, a Cafesul doa uma quantidade de sacas de café e converte as vendas em recursos utilizados para a manutenção da organização. Além disso, todo o café torrado e moído consumido na instituição é doado pela Cafesul.
Durante a pandemia, a Cafesul doou cestas básicas para famílias em situação de insegurança alimentar, alimentos para o Sopão comunitário do Projeto e Kits de Material escolar para crianças carentes na volta às aulas em parceria com o Projeto.
Projeto realizado desde 2023 em parceria com as escolas locais. O objetivo é desenvolver o pensamento científico. Buscando sempre abordar temas relevantes. Realizada no Festival de Cafés Especiais da CAFESUL
O objetivo do Projeto é que a Cafesul possa utilizar energia limpa e renovável para consumo dos equipamentos da cooperativa e como consequência diminuiremos o impacto sobre o meio ambiente e as pessoas, reduzindo a nossa pegada de carbono.
Projeto desenvolvido em parceira com a CLAC com o objetivo de apoiar as organizações de pequenos(as) produtores(as) para enfrentar a crise gerada pelo aumento acentuado dos custos de fertilizantes, promover mudanças para conseguir uma produção ambientalmente mais sustentável e contribuir para aumentar a soberania alimentar das famílias de pequenos(as) produtores(as).
Projeto realizado via FUNSAF (Fundo Social da Agricultura Familiar) do Governo do Estado do ES para incentivar e apoiar a produção de cafés especiais do grupo de mulheres da Cafesul. Foram entregues 10 Kits de estufa, 10 descascadores e 10 medidores de umidade.
Objetivo de Saneamento Rural, a Fossa Biodigestora recolhe e trata os resíduos sólidos gerados nas casas das propriedades dos cooperados evitando a poluição dos rios e córregos e protegendo a saúde deles evitando a contaminação das águas.
O objetivo de oferecer mudas de qualidade aos cooperados da CAFESUL para que eles possam renovar ou plantar novas lavouras com os melhores clones e os mais adaptados à nossa região.
A CAFESUL doa alimentos, equipamentos e outros materiais para apoiar a produção do sopão comunitário que atende diversas famílias em situação de insegurança alimentar.
Mensalmente a CAFESUL doa todo o café torrado e moído consumido na instituição, além de apoiar projetos realizados.
Realizado desde 2019 tem como objetivo incentivar e divulgar a produção de cafés especiais da Cafesul. O festival busca trazer temas inovadores para os cafeicultores e também conta com atrações para aproximar a relação da cooperativa com a comunidade local.
Realizado desde 2019 tem como objetivo ser uma roda de conversa com mulheres do meio do café, sempre com temas relevantes para as cafeicultoras. Acontece durante o Festival de Cafés Especiais da CAFESUL.
Consiste em a Cooperativa comprar produtos da agricultura, produzidos por cooperados para fazer entregas aos Projetos Sociais e incentivar a diversificação de renda.
Realizado em parceria com o Sebrae, OCB/ES e Sicoob. Assistência técnica especializada para o grupo de mulheres da Cafesul. Voltado para a gestão da propriedade.
Realizado em parceria com o Sebrae, OCB e Sicoob. Projeto voltado para a criação de uma rota turística do Grupo Póde mulheres, uma alternativa para a diversificação de renda.
Desde 2008 a cooperativa realiza dias de campo para a demonstração de conhecimentos técnicos e novas práticas para os produtores da região.
Desde 2017 a cooperativa realiza palestras com temas técnicos relevantes e atuais para os produtores da região.