Fundada em 1998, a CAFESUL-Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do
Espírito Santo reúne pequenos produtores de sete municípios da região Sul do estado
do Espírito Santo no Brasil para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades
onde atua. Nossa proposta de valor é a de fornecer produtos especiais, sustentáveis
e certificados, provenientes da agricultura familiar, empoderando a mulher,
a juventude e valorizando a cultura local.
Fornecer alimentos saudáveis, preservando o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cooperativa, dos cooperados(as), colaboradores e das comunidades das regiões onde atua.
Ser a melhor cooperativa na produção de cafés especiais e sustentáveis do Brasil.
Com o prêmio Fairtrade e as parcerias firmadas, desenvolvemos projetos nas áreas ambientais e sociais para os cooperados e nas comunidades em que atuamos.
Desde 2008 participamos do projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) para o café na região sul do Espírito Santo, que envolve vários parceiros institucionais e estabelece diversas metas, tais como: estruturação da Cafesul para atender aos mercados interno e externo; melhoria na assistência técnica e na comercialização, eliminando atravessadores e obtendo assim melhores preços para o café; aumento da produtividade das lavouras e da oferta de cafés de qualidade superior.
Projeto em que foram cercadas 40 nascentes e distribuídos kits com mourão e arame, com construção de 420 caixas secas e um viveiro de mudas a serem distribuídas aos cooperados. Foram recuperados 10 km de estradas nas propriedades, possibilitando reter até 09 milhões de litros de água das chuvas anualmente, aumentando assim o lençol freático e a disponibilidade de água nas nascentes.
Anualmente, a Cafesul doa uma quantidade de sacas de café e converte as vendas em recursos utilizados para a manutenção da organização. Além disso, todo o café torrado e moído consumido na instituição é doado pela Cafesul.
Durante a pandemia a Cafesul doou cestas básicas para famílias em situação de insegurança alimentar, alimentos para o Sopão comunitário do Projeto e Kits de Material escolar para crianças carentes na volta as aulas em parceria com o Projeto.
Conheça nossa história
Nossa história começa com 20 sócios, que juntos fundaram a cooperativa na cidade de Muqui, na região sul do Espírito Santo.
Conquistamos a certificação internacional Fairtrade para o Comércio Justo, com sede em Bonn, na Alemanha, e que trabalha nos três eixos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.
Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, o projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável foi criado para beneficiar a cadeia produtiva do café na região Sul do Espírito Santo. Foram desenvolvidos Projetos de assistência técnica aos produtores para melhorar produtividade e qualidade, investimentos na infraestrutura da Cafesul para armazenamento e rebenefício dos cafés. Como resultado, tivemos uma melhoria na renda e na qualidade de vida dos agricultores, evitando o êxodo rural e fixando os jovens no campo.
Ano em que inauguramos o concurso, que desde então é realizado anualmente e tem colhido excelentes resultados, com pontuações acima de 80 pontos para os melhores cafés.
A Cafesul tornou-se filiada à Associação das Organizações de Produtores Fairtrade do Brasil (BRFAIR), que representa os sócios, promove e desenvolve os princípios do Comércio Justo nos níveis nacional e internacional.
Constituído para dar notoriedade as mulheres cooperadas, incentivar a produção de cafés de qualidade superior, diversificar e aumentar a renda da família por meio de capacitações para a agroindústria e o artesanato.
Por meio de diversas ações, como: construção de caixas secas, barraginha, pavimentação de carreadores e estradas vicinais, recuperação de nascentes e distribuição de mudas de árvores nativas. Dessa forma, possibilitamos a retenção de até nove milhões de litros de água de chuva anualmente para aumentar o lençol freático e a disponibilidade de água nas nascentes.
Criado para incentivar o trabalho das mulheres com o café e valorizar seu produto por meio de capacitações e dias de campo para produzir cafés especiais, de qualidade superior.
Inaugurada uma torrefação a fim de agregar valor ao café por meio da industrialização. A estratégia adotada foi o mercado de cafés especiais, adquirindo e torrando os melhores grãos dos concursos de qualidade da cooperativa.
As marcas Casario e Póde Mulheres foram criadas com base em conceitos culturais e de gênero, valorizando a produção local e gerando renda para as famílias envolvidas.
Como resultado do trabalho focado em qualidade do café, um de nossos cooperados, Luiz Cláudio de Souza, foi premiado na Semana Internacional do Café (SIC) como o melhor café conilon (coffee canéphora) do Brasil nos concursos de Melhor Café Fairtrade do Brasil e no concurso Coffee of the Year, com 87 pontos.
A Cafesul foi fundada em 1998 e em 2018 comemorou 20 anos com muitas conquistas para seus cooperados fazendo um Café Gigante com um blend dos seus melhores cafés resultado de 08 anos de trabalho árduo dos cooperadas e cooperados na busca de um café especial para os seus clientes consumidores.
O cooperado Luiz Cláudio de Souza, do sítio Grãos de Ouro, conquistou o bicampeonato como melhor conilon do Brasil na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte/MG.
Com esta embalagem conquistamos o prêmio de melhor design de embalagem do Brasil na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte.
Conquistamos em 2020 os três primeiros lugares de Melhor café Conilon do estado do ES no Concurso Cafés Especiais do ES.
A Cooperada Aliciana Helena do grupo Póde Mulheres” da Cafesul teve o microlote eleito como melhor Café Conilon Faitrade do Brasil no Concurso Golden Cup.
O cooperado Luiz Cláudio de Souza, do sítio Grãos de Ouro, conquistou o tricampeonato como melhor conilon do Brasil na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte/MG.
Com foco na sustentabilidade ambiental, social e econômica, além da contínua melhoria da qualidade dos nossos cafés, conquistamos premiações de reconhecimento de qualidade e a certificação Internacional Fairtrade para o Comércio Justo, que garante o cumprimento de normas trabalhistas e ambientais, com rastreabilidade em toda a cadeia produtiva.